Recensão do livro Arte(s) Urbana(s)

  • Pedro Soares Neves Faculty of Fine Arts / Artistic Studies Research Centre (CIEBA/FBAUL) Associate Laboratory of Robotics and Engineering Systems / Interactive Technologies Institute (ITI/LARSyS) https://orcid.org/0000-0003-3767-9785

Abstract

Na escrita deste livro os autores procuraram o difícil equilíbrio entre uma obra capaz de interessar o leitor académico e suficientemente acessível, capaz de atrair o leitor curioso por este fenómeno. De referir que apesar da procura de equilíbrio, a tendência de dirigir discurso no sentido académico prevalece claramente. Por exemplo as citações em língua estrangeira são feitas na língua original (inglês e francês) o que será uma boa prática académica mas que sem tradução implica um afastamento de leitores.

O livro divide-se em duas partes, na primeira parte delimitam-se conceitos, na segunda parte apresentam-se casos de referência. De notar a propósito desta organização que o facto da segunda parte do livro, ser designada de “Arte Urbana no contexto nacional” não é completamente correcto pois no seu interior existe um sub-capitulo sobre “Casos emblemáticos em cidades internacionais”.

Trata-se de uma introdução bem estruturada, que não seria digna de reparo se não fosse origem de algumas ideias que durante o livro na realidade não se cumprem na totalidade. De destacar a “tese” enunciada,  “Artes Urbanas”, que não se re-visita e também de referir, a falta de acessibilidade ao leitor não académico. Mesmo porque na introdução de identificam 2 objectivos, o de discutir conceitos e o de fazer histórico. Com a ressalva particular de não ser um histórico exaustivo, obrigando à repetida menção que as referências (a autores, textos, projetos e demais) são parciais, ficando todavia por esclarecer o critério das escolhas.

Published
2020-12-30